Backstage Capítulo 9 - Z výšky se i problémy zdají být menší (Do alto, os problemas também são menores)

11 de septiembre, 2021

Backstage Capítulo 9 - Z výšky se i problémy zdají být menší (Do alto, os problemas também são menores)

A parada nas viagens de Lara e de Carlos acontece na cidade Hradec Kralové, na Boêmia do Leste, conhecida como Salão da República pela importância que teve no processo de independência do país.


A parada nas viagens de Lara e de Carlos acontece na cidade Hradec Kralové, na Boêmia do Leste, conhecida como Salão da República pela importância que teve no processo de independência do país. Lá há um importante museu e vários edifícios históricos, muitos deles projetados pelo famoso arquiteto tcheco Josef Gočár.

Por conta das perenes soluções urbanas e sociais que recebe, Hradec Králové é reconhecida (e premiada) como Cidade Amigável para Crianças e Idosos. Capital da região de igual nome, faz parte do aglomerado urbano Pardubice-Hradec, Boêmia do Leste, e é localizada cerca de 100 km de Praga. A beleza de Hradec Králové é multifacetada, permeada por parque e florestas, monumentos, teatros, galerias, festividades.

A era de ouro da arquitetura de Hradec Králové iniciou-se no começo do século XX após a primeira guerra mundial quando o desenvolvimento urbanístico da cidade necessitou de novos impulsos criativos de planejamento urbano. Um desses impulsos foi o novo plano de desenvolvimento da cidade do arquiteto Josef Gočár, que é até hoje visto como atemporal graças ao seu princípio de construção radial-perimetral.

Lara segue para a cidade de Špindlerův Mlýn, no Parque Nacional de Krkonoše. Essa cidade é um centro de esportes invernais, de onde se acessa diversas pistas de esqui. Também é o ponto de partida para a montanha Sněžka, a mais alta do país, com 1602 metros, acessível apenas por um teleférico.

Špindlerův Mlýn é considerado o destino mais atrativo da serra de Krkonoše. Assim como a cidade pitoresca, o centro Svatý Petr é também muito popular. Fica a leste da cidade, num vale entre duas montanhas e é um popular destino em qualquer estação de ano.

Não só a localização favorável no meio do centro de esqui, mas também o interior original do restaurante Praha, onde respirarão uma atmosfera das ruazinhas históricas de Praga, fazem desse hotel um dos estabelecimentos de alojamento e alimentação mais procurados em Špindlerův Mlýn.

 

Carlos, por sua vez, vai para Adršpach, outro parque nacional, na região chamada de Paraíso Tcheco. É uma área de formações rochosas intrigantes, usadas em diversos filmes e seriados, mas também ideais para escaladas.

A Unesco declara geoparques as paisagens naturais cuja geologia é singular, interessante e gerenciada de forma sustentável. Em alguns casos, tais lugares são realmente espetaculares. Todas essas características são cumpridas à perfeição pelo Geoparque do Paraíso Tcheco (Geopark Českého ráje), cenário de contos de fadas.

No Paraíso da Boêmia, formações rochosas pontiagudas e verticais se elevam em direção ao céu, a constituir desafio para os escaladores e amantes de trekking. Protegida como reserva natural desde 1955, Paraíso da Boêmia é a primeira área de conservação na República Tcheca. Nessa paisagem única, reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, é possível ver (e até visitar) alguns castelos, que conferem interessante variedade ao percurso.

A cidade de Liberec, aonde os dois vão parar no fim do dia, possui uma prefeitura que é frequentemente confundida com uma igreja. Além disso, dispõe de um zoológico e de museus diversos, como o de ciências.

Cerca de uma hora de Praga por carro, em direção ao Norte, você alcançará Liberec, um paraíso para a prática de esportes de todos os tipos, como golfe e esqui; ou até mesmo para desfrutar de um parque aquático coberto, em qualquer época do ano. Para os amantes da engenharia e de edifícios singulares, a dica é a Torre Ještěd, aonde é possível hospedar-se. Mas, esta cidade nos reserva ainda muitas surpresas…

Liberec é uma cidade que se orgulha pela história larga e famosa. A maior prosperidade foi alcançada no século XVIII quando se tornou a maior cidade de manufatura do Reino Tcheco e a segunda cidade mais importante do país depois de Praga. Por causa de população alemã que foi maioritária, Liberec foi a metrópole de Sudetes depois do Acordo de München. Hoje é, sobretudo, a cidade viva e o ponto perfeito para excursões pela serra de Jizerské hory, e pelos miradouros, no inverno apresenta o centro esportivo preferido de pistas e dezenas de quilômetros de percursos de esquis de fundo.

Ještěd é o morro que fica ao lado de Liberec, ao qual se tem acesso a partir de um teleférico desde o centro da cidade. No topo do morro há uma estrutura incomum, a Torre de Ještěd, que foi construída como antena de TV, mas que abriga um hotel e um restaurante também, além de um mirante de toda a região.

 

 

 

 


1

Capitulo 1 - Viva sua novela na República Tcheca (Vítejte)

Capitulo 1 - Viva sua novela na República Tcheca (Vítejte)

Um jovem casal de amigos chega a Praga, na República Tcheca, inspirados por uma novela da TV. Carlos é secretamente apaixonado pela amiga Lara, e nutre esperanças de que o romantismo da cidade o ajude na conquista. Em meio às primeiras descobertas da cidade, os dois acabam se separando acidentalmente, e agora Carlos precisa partir em uma busca para reencontrar a companheira

Leia mais

2

Backstage - Vítejte (Bem-vindos)

Backstage - Vítejte (Bem-vindos)

O primeiro capítulo se passa em Praga, capital da República Tcheca, e traz diversas atrações da cidade como cenário da história. Acesse o backstage e conheça um pouco mais de cada uma delas, e tenha acesso a conteúdos extras sobre os locais.

 

Leia mais

3

Capítulo 2 - Petilistá růže (Rosa de 5 pétalas)

Capítulo 2 - Petilistá růže (Rosa de 5 pétalas)

Após Lara embarcar em um ônibus errado, Carlos tenta achar um meio de reencontrá-la. Seus esforços, porém, o levarão para outra cidade tcheca, em meio a um festival histórico, onde um novo amigo o ajudará a contatar Lara. Conseguirá Carlos seguir para os braços da amiga? 


Leia mais

4

Backstage - Petilistá růže (Rosa de 5 pétalas)

Backstage - Petilistá růže (Rosa de 5 pétalas)

O segundo capítulo tem como cenário Cesky Krumlov e Ceske Budejovice, duas cidades da Boêmia do Sul.

Leia mais

5

Capítulo 3 – Karlovy hrady (os castelos de Carlos)

Capítulo 3 – Karlovy hrady (os castelos de Carlos)

No próximo capítulo, vamos ver aonde Lara foi parar depois de pegar um ônibus errado – os castelos de Karlstejn, Krivoklat e Loket. E, A bordo de um ônibus errado, Lara faz uma nova amiga enquanto tenta contatar Carlos. Em meio a castelos e mal-entendidos, ela chega a Karlovy Vary, onde uma estagiária tem uma ideia cinematográfica para reunir novamente Lara e seu amigo. Mas será que Carlos receberá a mensagem?

Leia mais

6

Backstage – Karlovy hrady (os castelos de Carlos)

Backstage – Karlovy hrady (os castelos de Carlos)

O terceiro capítulo tem como cenário dois castelos da Boêmia Central, dois locais na Boêmia Ocidental e uma pequena cidade na Boêmia do Sul.

Leia mais

7

Capítulo 4 – Na vině je pivo (A culpa é da cerveja)

Capítulo 4 – Na vině je pivo (A culpa é da cerveja)

Após receber o recado de Lara, Carlos se dirige a Pilsen. Lara, porém, sofre um contratempo que a leva a uma igreja sinistra, e se atrasa. Carlos tem problemas com um copo de cerveja e com a comunicação, e acaba entendendo que Lara foi para Telč. Então agora é Lara que precisa ir atrás do amigo, contando com uma santa ajuda.

Leia mais

8

Backstage - Na vině je pivo (A culpa é da cerveja)

Backstage - Na vině je pivo (A culpa é da cerveja)

O Capítulo 4 começa em Písek que, além da ponte de pedra mais antiga da República Tcheca, tem uma relação muito grande com a mineração de ouro da época medieval. 

Leia mais

9

Capítulo 5 – Tři jezera a ucho (três lagos e uma orelha)

Capítulo 5 – Tři jezera a ucho (três lagos e uma orelha)

A bordo de uma Kombi com cinco freiras, Lara está ao encalço do amigo Carlos, que foi atrás dela na cidade de Telč. Ao descobrir que ela não está lá, Carlos conta com uma ajudinha dos céus e parte atrás de Lara novamente. Uma curva errada, porém, e ele acaba em frente a uma orelha – e mais um mal-entendido separa os dois. 

 

Leia mais

10

Backstage - Tři jezera a ucho (três lagos e uma orelha)

 Backstage  - Tři jezera a ucho (três lagos e uma orelha)

O capítulo 5 faz uma breve menção ao mosteiro de Teplá, localizado perto de Karlovy Vary, e lar de uma linda biblioteca barroca.

Leia mais

11

Capítulo 6 - Silné chutě a vůně (Fortes sabores e odores)

Capítulo 6 - Silné chutě a vůně (Fortes sabores e odores)

Lara e sua amiga chegam a Štramberk, mas Carlos para em Olomouc. Um queijo fedorento, mas surpreendentemente saboroso, faz com que as amigas conheçam Jakub, um chef de cozinha que consegue marcar um encontro de Lara com Carlos em Olomouc. Mas uma surpresa surge e, assim como queijo, não cheira bem.

Leia mais

12

Backstage - Silné chutě a vůně (Fortes sabores e odores)

Backstage - Silné chutě a vůně (Fortes sabores e odores)

No Capítulo 6, Lara chega a Štramberk, cidade na Morávia-Silésia conhecida como Belém de Valašsko, por causa das casas pitorescas e ruelas estreitas. Há uma menção ao castelo de Stallenberg e à sua torre, chamada Trúba. 

Leia mais

13

Capítulo 7 - Barevna Ostrava (Ostrava colorida)

Capítulo 7 - Barevna Ostrava (Ostrava colorida)

Lara e Álvaro seguem para Ostrava, e Carlos vai atrás deles, sem saber como encontrá-los. Lara logo percebe que a viagem com o ex-namorado foi uma grande roubada, mas como reencontrar Carlos entre dez mil pessoas? Por sorte, o amigo tem uma grande ideia – e uma disposição ainda maior. 

Leia mais

14

Backstage - Barevna Ostrava (Ostrava colorida)

Backstage -  Barevna Ostrava (Ostrava colorida)

Nesse capítulo, Lara e Álvaro estão em Ostrava, antiga cidade industrial na região da Silésia. A siderúrgica onde acontece o show chama-se Vítkovice, e hoje é um espaço multicultural para grandes eventos. 

Leia mais

15

Capítulo 8 - Zvony a nočni kluby (Badaladas e baladas)

Capítulo 8 - Zvony a nočni kluby (Badaladas e baladas)

Carlos recebe um recado de Lara, e acha que de trata de um desaforo. Mas, na verdade, os dois amigos são vítimas do humor sutil da cidade de Brno, que também arruína as chances de um encontro noturno em um bar que existe, apesar do nome dizer o contrário. Enquanto isso, as emoções crescem e se transformam... e vão subir de patamar.

Leia mais

16

Backstage - Zvony a nočni kluby (Badaladas e baladas)

Backstage - Zvony a nočni kluby (Badaladas e baladas)

O capítulo 8 acontece integralmente em Brno, a segunda maior cidade da República Tcheca. A praça da Liberdade, onde Lara vê o relógio astronômico, é a principal da cidade.

Leia mais

17

Capítulo 9 - Z výšky se i problémy zdají být menší (Do alto, os problemas também são menores)

Capítulo 9 - Z výšky se i problémy zdají být menší (Do alto, os problemas também são menores)

Certos de que estão definitivamente separados, Lara e Carlos seguem viagem separados. Lara procura uma montanha alta, e Carlos literalmente sobe pelas paredes... de pedra. Em um hotel incomum e um trem rumo ao início, tudo pode acontecer. Mas será que acontece?

Leia mais

18

Backstage Capítulo 9 - Z výšky se i problémy zdají být menší (Do alto, os problemas também são menores)

Backstage Capítulo 9 - Z výšky se i problémy zdají být menší (Do alto, os problemas também são menores)

A parada nas viagens de Lara e de Carlos acontece na cidade Hradec Kralové, na Boêmia do Leste, conhecida como Salão da República pela importância que teve no processo de independência do país.

Leia mais

19

Capítulo 10 - Zpět na začátek (De volta ao início)

Capítulo 10 - Zpět na začátek (De volta ao início)

A saga desencontrada de Carlos e Lara chega ao fim. Depois de vários dias em um jogo de gato e rato, descubra o que acontece com os dois amigos no final folhetinesco da história.

Leia mais

20

Backstage - Capítulo 10 - Zpět na začátek (De volta ao início)

Backstage -  Capítulo 10 - Zpět na začátek (De volta ao início)

O último capítulo se passa em Praga e nossos queridos amigos percorrem vários locais da capital tcheca.

Leia mais